Pão de Cada Dia


Este pão é muito simples e fácil de fazer, e fica uma delícia!!

Costumo fazer este pão quando faço croissants, porque uso as sobras da massa do croissant.
Mas se você não fez croissants e mesmo assim gostaria de fazer esta receita, é muito simples, basta seguir estes passos.

Ingredientes para a massa velha

120g de farinha forte para pão
1 colher de sopa de manteiga sem sal, amolecida
1 pitada de sal
água morna

Modo de preparar

Coloque a farinha, a manteiga e o sal num recipiente qualquer que dê para misturar. Misture bem até que a manteiga e a farinha estejam bem incorporadas. A seguir vá adicionando aos poucos a água, mas é aos poucos mesmo, com uma colher de sopa, uma por uma até que a a massa fique homogênea e firme. Amasse um pouco e guarde num recipiente bem fechado durante 24h no frigorífico.

Ingredientes para a massa do pão

Massa velha (que ficou 24h no frigorífico)
1/4 de colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de óleo vegetal (eu uso azeite de oliva)
5 a 7g de fermento seco para pão ( se usar a massa que restou do croissant, adicione apenas 5g de fermento, mas se usar a massa velha da receita acima adicione 7g de fermento)
Farinha forte para pão
água para dar ponto

Modo de preparar

Na tigela da batedeira, coloque a massa que ficou no frigorifico de um dia para o outro e verifique o seu peso, complete com a farinha para pão até completar 500g. Adicione o sal e o óleo e misture bem, a seguir misture o fermento e coloque a batedeira em velocidade média e vá adicionando a água aos poucos, bem pouquinho de cada vez para que a massa não fique mole demais. A massa deve ficar um pouco pegajosa e depois de alguns minutos vai se desprender das laterais da batedeira ou das mãos se por acaso não estiver a usar a batedeira. Quando isso acontecer estará pronta.

Um pequeno vídeo para vocês perceberem qual o grau de maleabilidade da massa, como se deve amassar e o ponto final quando desgruda das mãos.

Não atentem para a música de fundo, quem tem filhos pequenos é assim mesmo!


Coloque para fermentar, num recipiente fechado até dobrar de volume.

A seguir coloque a massa sobre uma superfície lisa e limpa, e enfarinhada e retire todo o ar da massa.

Faça bolinhas de aproximadamente 120g e coloque em um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve para fermentar por mais algum tempo, até que dobre de volume. Polvilhe farinha por cima das bolas, para que a massa não resseque.

Quando os pães estiverem prontos para irem ao forno, faça um corte em forma de cruz no topo de cada um.


Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grade.



Faça um café bem gostoso e se delicie! Vai bem com tudo, com manteiga, com geleia, queijo, etc.




Comentários