Receita de Biscoito de Polvilho - simples e irresistível


O biscoito de polvilho faz parte das minhas guloseimas prediletas desde que me entendo por gente.

Lembro que minha avó colocava a mandioca dentro de um saco, amarrado na beira do rio - dentro d'água - para fermentar. Depois fazia todo o processo artesanal para extrair o polvilho e a seguir faziam-se os biscoitos. Com ovos de galinhas criadas em nosso quintal e assados em forno a lenha.

Misericórdia! Só de pensar nisso já fico com a boca cheia de água.

A primeira lembrança que me vem à cabeça é a de mim e meu irmão, sentados um de frente para o outro com as pernas abertas e uma bacia cheia de biscoitos - acabados de sair do forno - no meio. E claro, cada um com sua caneca de café ao lado. Eu tinha apenas 5 anos.

Que delícia! E é com essa lembrança maravilhosa de minha infância que deixo para vocês essa singela receita de biscoitos de polvilho.

Confesso que não é nada como a da minha avó, pois comprei polvilho no supermercado, é feito com ovos de galinhas enjauladas e assados em forno elétrico - ai que vontade de voltar para a roça.

Mas mesmo assim fica uma delícia e é melhor fazer em casa do que comprar feito. Essa receita é uma adaptação minha e misturo os dois tipos de polvilho, doce e azedo. Fica super leve e não tem como errar. O seu biscoito vai sair perfeito.

Vamos então à receita!


Ingredientes

300g de Polvilho azedo

300g de Polvilho doce

6 ovos grandes

150ml de óleo

150ml de água

1/2 colher de sopa de sal (Atenção! Usei sal marinho não refinado)


Modo de Preparar

Em um recipiente coloque os dois tipos de polvilho, misture e reserve.

Leve ao fogo para ferver, o óleo, a água e o sal. Quando levantar fervura, adicione à mistura de polvilhos e misture bem, imediatamente, pois o óleo e água fervente vão escaldar o polvilho e você precisa ser rápida neste processo, para ficar bem misturado.

Consistência da mistura após adicionar óleo e água fervente.


A seguir, deixe essa mistura esfriar um pouco antes de adicionar os ovos, para que eles não cozinhem. Uns 10 ou 15 minutos é suficiente.

Enquanto espera a mistura esfriar, ligue o forno a 180 °C, prepare um saco de confeitar ou um saco simples como mostra a foto e unte com óleo 2 tabuleiros grandes para dispor os biscoitos.

Depois que a mistura estiver morna ou fria, é hora de adicionar os ovos, gradativamente.

Primeiro coloquei de uma só vez, 4 ovos. A mistura ficou demasiado consistente, então adicionei mais um ovo, e por fim para chegar na consistência que eu queria, adicionei mais um, fazendo o total de 6 ovos.

Consistência da mistura após adicionar os ovos.


A quantidade de ovos depende, por isso vá adicionando aos poucos. A consistência é bem pegajosa, por isso você vai precisar de um saco de confeitar para colocar os biscoitos no tabuleiro e levar ao forno.

Costumo usar um saco comum e faço um furo na ponta.


Depois da mistura pronta é hora de usar o seu talento de confeiteira e arrumar os biscoitos nos tabuleiros, levar ao forno até que estejam levemente dourados. Quanto mais tempo você deixar no forno, mais duros eles vão ficar.

Eu, particularmente, prefiro os meus biscoitos levemente dourados, mas você pode deixar o tempo que quiser, só não esqueça deles, no forno, para não queimar.

Após assados, retire do tabuleiro e transfira para um recipiente e deixe esfriar um pouco antes de comer. Dizem que comer o biscoito ainda quente, pode dar dor de barriga.

Sinceramente, eu não sigo essa regra, hahahaha. Eu não aguento esperar e antes mesmo deles terminarem de assar eu já estou passando o café.

Sendo assim, a responsabilidade é toda sua de comê-los ainda quentes e ter um piriri ou conter a gula - o que eu não consigo - e esperar uns minutos.

Se você tem alguma receita de biscoito preferida e quiser partilhar conosco nos comentários, ficaremos muito contentes em saber.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Comentários