Receita de Feijão Tropeiro - simples e deliciosa

 



Viver longe das nossas raízes, por vezes, não é fácil. Vivo fora do meu país ha mais de 14 anos e uma das coisas que mais sinto falta é a comida.

Porém, dependendo do país onde você vive, não é assim tão difícil fazer aquela comida típica para matar as saudades. Para quem é brasileira(o), assim como eu, e vive em Portugal, não é difícil encontrar alguns ingredientes da nossa culinária e tentar reproduzir alguns pratos.

Por isso, hoje, vou ensinar para vocês essa receita bem básica e prática de Feijão Tropeiro com ingredientes que podemos encontrar em qualquer supermercado.

Vamos à isso!


Ingredientes

1/2 kg de feijão-preto

500g de farinha de mandioca

500g de bacon defumado

1 kg de barriga de porco, fresca

6 linguiças defumadas

200g de torresmo

Couve mineira a gosto (couve de caldo verde)

6 dentes de alho

6 ovos grandes

2 colheres de sopa de óleo de girassol

2 folhas de louro

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Salsa, coentro e cebolinha a gosto


Modo de Preparar

Usando uma panela de pressão, coloque o feijão, as 2 folhas de louro, o sal - eu usei mais ou menos 1 colher de chá rasa de sal, pois a linguiça e o bacon já contém bastante sal, mas isso fica ao gosto de cada um. 

Retire a pele da barriga de porco e do bacon e coloque junto com o feijão para cozinhar. O ponto de cozedura do feijão deve ser al dente - macio, mas sem cozinhar demasiado para não desmanchar.

Coloco as peles para cozinhar junto com o feijão para adicionar sabor ao prato - fica delicioso.


A seguir, pique o bacon, a linguiça e a barriga de porco em pedaços pequenos e reserve separadamente, pois vamos fritar um de cada vez.

Em uma panela, aqueça as 2 colheres de sopa de óleo de girassol, adicione o bacon e deixe fritar bem, mas sem queimar. Retire o bacon e reserve, deixando a gordura na panela.

Com a mesma gordura, frite a barriga de porco, retire e reserve. Na mesma panela e com a mesma gordura, frite a linguiça cortada em rodelas pequenas e reserve. Deixando sempre a gordura na panela.

Em uma frigideira adicione  2 colheres de sopa da gordura que fritou as carnes e frite os ovos, misture-os para ficarem um pouco como se fossem ovos mexidos e reserve.

Bacon, linguiça, barriga e ovos.


O restante da gordura será usada para refogar o alho e a cebola, separadamente, pois o alho frita mais rápido que a cebola. Refoguei o alho em uma frigideira pequena e reservei.

Em uma panela grande - onde vou fazer o Feijão Tropeiro - refoguei a cebola picada bem fininha. Depois da cebola bem frita adicionei o feijão - sem o caldo -, o alho já refogado e misturei tudo.

Feijão, alho e cebola refogados.


Adicione a couve cortada de maneira bem fina, a salsa, coentro e cebolinha picados e misture bem. A seguir adicione a farinha aos poucos.

A seguir adicione as carnes, os ovos e volte a misturar. Prove o sal e por último adicione o torresmo.

Decore com couve e torresmos.

Obs.: o torresmo pode ser feito em casa e fica muito mais gostoso, mas eu comprei pronto.

Está pronto o nosso Feijão Tropeiro. Basta seguir o passo a passo e se deliciar com esta receita bem típica da culinária brasileira.

Espero que tenham gostado, e se quiserem podem partilhar as vossas dicas sobre experiências com a culinária brasileira, e como fazem para matar as saudades daquela comida maravilhosa que a gente morre de saudades.

Abraços e até a próxima receita!


Comentários